Energia

Usinas Solares

Uma alternativa para gerar sua própria energia limpa, reduzir carbono e melhorar a eficiência

saiba mais

O que as usinas solares podem agregar?

Sustentabilidade

A descarbonização conta em um mercado cada vez mais exigente em relação à sustentabilidade

A sustentabilidade hoje é um elemento importantíssimo no posicionamento de uma empresa e na forma como ela é vista, mesmo no mercado B2B. Grandes empresas internacionais hoje usam investimento em sustentabilidade como critério para escolher seus fornecedores.

Investirem usinas solares é fazer parte de uma revolução global, e fazer esse investimento de forma aberta e colaborativa garante um ganho considerável em valor agregado aos seus negócios.

Sustentabilidade

Antecipe-se ao mercado na busca de uma matriz mais limpa

A busca de uma matriz energética mais limpa é algo incontornável no mercado de hoje, e essa busca passa pelos chamados 3Ds: Descarbonização, Descentralização e Digitalização.

As usinas fotovoltaicas contribuem para os três, pois a energia solar é livre de carbono, a geração própria ajuda a descentralizar os processos envolvendo energia e é possível digitalizar as usinas para obter diversos dados de processo, o que contribui para uma melhor gestão energética.

Segurança Operacional

Experiência em tratativas com os órgãos regulamentadores para garantir o licenciamento

As tratativas com os órgãos regulamentadores são um dos pontos mais críticos para a obtenção do licenciamento para a obra.

Temos experiência nessas tratativas para garantir tranquilidade no processo de licenciamento e entrega da potência esperada dentro do previsto, sem que você tenha qualquer prejuízo.

Inteligência Operacional

Inteligência artificial, IIoT e analytics podem ajudar na gestão dos ativos e impulsionar os resultados

Coma digitalização dos dados e o uso de internet das coisas, é possível implementar soluções de machine learning e analytics para obter uma melhor gestão de ativos, minimizando os custos com manutenção ou substituição de equipamentos.

A manutenção preditiva permite fazer mais com menos em um sistema mais eficiente, sendo isso parte da mudança cultural na busca por maior sustentabilidade.

Segurança Operacional

Gestão de todos os subfornecedores para garantir a entrega

A gestão de subfornecedores costuma ser dos pontos mais problemáticos na execução de uma obra, gerando atrasos e complicações.

Comum sistema de antecipação de atrasos, a contratação de subfornecedores de confiança e uma forte gestão, garantimos a entrega da solução completa no prazo acordado.

Eficiência Operacional

Redução das emissões de carbono e dos custos com energia elétrica

Investir em energia solar não apenas é importante pela questão ambiental como pode também ser mais barato a longo prazo.

Além de gerar a própria energia, com um parque solar é possível ainda utilizar posteriormente a energia excedente, bem como comercializa-la no mercado livre casos e esteja associado ao CCEE. Há benefícios tanto para a empresa quanto para a sociedade.

Diferenciais da ihm Stefanini

outras empresas

ihm stefanini

Preço

O atraso na construção de usinas solares envolve pagar a energia que não foi gerada nesse tempo, o que faz com que fornecedores baratos possam sair muito caro.

Temos o melhor preço do mercado considerando o custo benefício do projeto, com entrega garantida e confiável.

Experiência

O crescimento das usinas solares tem feito com que muitas empresas sem experiência se aventurem no setor.

Temos mais de 30 anos de experiência e mais de 2900 projetos entregues no setor elétrico, em automação e envolvendo transformação digital.

Solução EPC

Há muitos fornecedores que lidam apenas com uma parte da obra, e algumas empresas tentam gerenciar todos eles sozinhas e acabam perdidas.

Todos os subfornecedores são de nossa responsabilidade: você terá maior agilidade, tendo só um ponto de contato.

Parcerias

Há muitos fornecedores que são reféns de um único parceiro e que não acompanham o que tem acontecido no mercado internacional.

Somos agnósticos: a melhor tecnologia é aquela que atende às necessidades específicas de nossos clientes.

Soluções customizadas

É comum encontrar empresas que possuem projetos prontos e genéricos e busquem adaptá-los a diferentes situações.

Entendemos que cada cliente é único, do que mergulhamos fundo para entender o problema e fazer o melhor projeto possível.

DNA Digital

Muitas empresas não tem histórico de entrega de soluções empregando diferentes tecnologias e fornecedores distintos.

A ihm já foi fundada com o propósito de digitalização de seus clientes. Temos mais de 25anos integrando diferentes plataformas envolvendo tecnologias de IA e IoT.

Saiba mais sobre as aplicações e diferenciais dos nossos serviços.

Conecte-se com nosso time de especialistas nas diversas áreas da indústria.
Encontrar  especialistas

Do cálculo estrutural à TI industrial

Expertise em todas as áreas
Compromisso com o resultado
Melhor Custo Benefício
Certificações em Segurança e Meio Ambiente
Não aceitação de práticas corruptas

Pressão por resultados, resistências internas e orçamentos apertados são constantes ao lidar com projetos EPC. Por isso é importante escolher bem o time de fornecedores, evitando erros de projeto que podem causar acidentes e prejudicar sua imagem.

TI Industrial

Governança integrada para o controle de dados .

Integração entre TI e TA para tomar melhores decisões, PIMS, MES, rastreamento em tempo real

Instrumentação, Automação e Controle

Planejamento e alinhamento ao seu negócio

Monitoramento remoto, robotização, realidade aumentada, IIoT, fornecimento multidisciplinar

Elétrica

Desenvolvimento,digitalização e equipamentos

Projetos para geração e distribuição em instalações industriais, adequação à NR10 e à NR12, montagem, comissionamento e operação assistida.

Eletromecânica

Do projeto ao trabalho em campo

Montagem de equipamentos, comissionamento, construção de estrutura, tanques e tubulações.

Engenharia Civil

A obra começa antes do canteiro

Projetos, cálculo estrutural, construções de alvenaria e galpões, montagem de estruturas metálicas.

Dúvidas Frequentes

Como estimar a potência necessária para suprir as cargas no momento atual e para os próximos anos?

Uma boa prática é levantar o gasto de energia mensal (kWh) e estimar o crescimento para os próximos anos, sendo ao que se dividir essa energia mensal por 30 dias, é determinada a energia diária a ser consumida.

Há alguma forma de saber a área necessária?

Conhecendo a potência necessária da usina, calcula-se de uma forma aproximada a área considerando os equipamentos a serem utilizados.

Caso eu produza mais energia do que preciso, como faço para aproveitar a energia excedente?

Para pequenas instalações, o excedente gerado é convertido em créditos para abater em contas futuras com validade de 60 meses, de acordo com a resolução ReN 482/2012 da Aneel. O excedente pode ainda ser usado em vários modelos de compensação, como geração junto à carga, auto consumo remoto, geração compartilhada e múltiplas unidades consumidoras.

Vocês oferecem soluções de baterias juntamente com as usinas solares?

Sim! Justamente pela dependência da natureza, as usinas solares costumam ser sempre associadas a baterias para armazenar energia e assim garantir a confiabilidade do sistema. Nos responsabilizamos pelo projeto como um todo, inclusive ajudando na escolha do tipo mais adequado de baterias considerando o tempo de descarga e a potência requerida.

É possível armazenar a energia produzida por fontes renováveis?

Sim! Existem diversas tecnologias de armazenamento no mercado, sendo que suas características dependem do tipo de uso e do investimento feito. O dimensionamento pode ser feito para atender cargas críticas em momentos de emergência ou para proporcionar autonomia na produção de energia. Em ambos os casos estamos aptos a proporcionar o sistema adequado para atender suas expectativas.

É possível fazer uma gestão inteligente da energia gerada?

Sim! Sistemas inteligentes podem gerir energia gerada e seu armazenamento em baterias de forma coordenada, de forma a garantir a qualidade da energia e minimizar o consumo em horários mais caros, propiciando economia e toda uma série de outras vantagens.

O investimento inicial fica em torno de quanto?

Existem algumas linhas de crédito verde com condições atrativas de financiamento, o que pode fazer que o investimento inicial seja basicamente zero, com o custo do projeto já sendo pago pela economia propiciada com a geração da usina e sua empresa já aumentando seu valor agregado por ser sustentável. Ficou interessado? Marque uma conversa com a gente!

Quais os trâmites legais para a regulamentação de uma usina solar de pequeno porte?

Para os processos de Microgeração (até 75kW instalados) e Minigeração (até 5 MW instalados) temos primeiramente a solicitação de acesso para conexão do sistema de energia solar à concessionária e em seguida a emissão do parecer de acesso pela concessionária e a assinatura de contratos (para sistemas de Minigeração há apenas o parecer de acesso). Posteriormente há a aprovação do projeto (apenas no caso de Minigeração) e a efetiva instalação da geração. Passada essa etapa, é solicitada a vistoria pela concessionária e, uma vez que esteja tudo correto, é concedida a aprovação do ponto, é feita a troca da medição e tem início o sistema de compensação.

Quais os trâmites legais para a regulamentação de uma usina solar de grande porte?

As usinas de geração centralizada devem ter uma área plana, se possível perto da rede elétrica, com capacidade de conexão à concessionária. De uma forma geral, as usinas com potência de até 60 MW têm grandes chances de serem conectadas a uma distribuidora com conexões em 69 kV ou 138 kV, sendo necessário entrar com processos nas mesmas para verificar se o sistema suporta essa carga. Usinas acima de 200 MW serão conectadas em uma tensão de 220 kV, cuja rede é administrada pela ONS e denominada rede básica. Os trâmites serão neste órgão exigem estudos de acesso que temos expertise em desenvolver. Essas usinas normalmente utilizam terrenos de terceiros, com contratos de arrendamento e remuneração anual em função da área a ser disponibilizada para a usina, sendo que terrenos de alta atratividade podem envolver antropização, regularidade fundiária, alta insolação e proximidade a linhas ou subestações de grande porte.